top of page

Livros Digitais e E-Books

Vamos saber mais!

 

Existem algumas diferenças entre um e-book no formato EPUB e um arquivo PDF. Aqui estão algumas das principais diferenças:

 

1. EPUB (Electronic Publication): O EPUB é um formato aberto e amplamente adotado para livros digitais. Ele suporta texto reflowable, o que significa que o conteúdo se adapta ao tamanho da tela e às preferências de leitura do usuário. O EPUB é compatível com a maioria dos dispositivos e aplicativos de leitura.

2. PDF (Portable Document Format): O formato PDF é amplamente utilizado para documentos digitais, incluindo livros. Ele mantém a formatação original do documento, preservando fontes, imagens e layout. Os arquivos PDF são geralmente estáticos e não se adaptam à tela ou ao tamanho da fonte, mas são amplamente compatíveis e podem ser lidos em várias plataformas.

3. Reajuste do texto: No formato EPUB, o texto pode ser ajustado de acordo com as preferências do leitor. É possível alterar o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas e até mesmo a fonte utilizada. Essa flexibilidade é especialmente útil para pessoas com deficiência visual ou para aqueles que desejam personalizar sua experiência de leitura. No entanto, no formato PDF, a maioria desses ajustes não é possível, pois o documento é estático e não se adapta às preferências do leitor.

Image by freestocks

Audiodescrição: Imagem quadrada com mesa na cor branca ao fundo. Ao centro um dispositivo Kindle com texto em letras pretas na tela. No canto esquerdo em imagem fora de foco, uma mão segura uma caneca.

Livros Publicados (PDF e/ou EPUB)

* clique na capa do livro para baixar o arquivo
Capa do livro Protocolo de Atendimento crianças com SCZV.

Protocolo de Atendimento Educacional de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras alterações do desenvolvimento.

(Formato PDF)

Autoras: Simone Pereira Monteiro e Edicléa Mascarenhas Fernandes (2018).

Produto final da pesquisa: "Ações Educativas na Estimulação Precoce de bebês com microcefalia em consequência da Síndrome Congênita do Zika Vírus", no CMPDI/UFF.

Capa do livro em fundo com título e nome das autoras em letras pretas.

Tutorial de Software Inclusivos: produção de materiais didáticos a partir do uso da tecnologia assistiva.

(Formato PDF)

Autoras: Suellen da Rocha Rodrigues e Edicléa Mascarenhas Fernandes.

Produto final da pesquisa de mestrado: “Produção de Material Didático Acessível para Classes Inclusivas e Salas de Recursos: um guia para docentes de ensino fundamental”, no CMPDI/UFF.

capa frente.jpg

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO: Formação Inicial e Continuada de Professores. 

1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2019.

(Formato EPUB)

Autoras: Sandra Regina Barbosa e Edicléa Mascarenhas Fernandes (2019).

Este livro é o resultado da pesquisa de mestrado: “Mediação Escolar e Inclusão: formação inicial e continuada de professores”, no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF).

Manual Daniela Ramos.jpeg

MANUAL DE AULA- PASSEIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2022.

(Formato PDF)

Autoras: Daniela Ferreira Barbosa Ramos e Edicléa Mascarenhas Fernandes (2021).

O livro Manual de aula-passeio para pessoas com deficiência visual é resultado da pesquisa realizada na dissertação de Mestrado intitulada "Proposição de um manual de aula-passeio para a pessoa com deficiência visual a partir do enfoque de Orion (1993)", no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sindrome Sotos-capa ebook.png

UM OLHAR DA EDUCAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DE SOTOS: conhecendo a síndrome e pensando estratégias de intervenção pedagógica.

1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2021.

(Formato PDF)

Autoras: Vânia de Mattos Azevedo e Edicléa Mascarenhas Fernandes (2021).

Este livro foi organizado como produto da pesquisa realizada ao longo do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF, com orientação da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes.

capa final.jpeg

SÍNDROME CORNÉLIA DE LANGE: Manual de Orientação para uso da Língua Brasileira de Sinais, para alunos que não oralizam.

1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2022.

(Formato PDF)

Autoras: Nívea Maria Ximenes de Matos e Edicléa Mascarenhas Fernandes.

Este livro é o resultado da pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF - com a orientação e parceria da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes.

CAPA14X21.jpg

PIT - PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO

Desenvolvido na Universidade Federal Fluminense – Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF.

Em parceria com o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva - NEEI/UERJ - 2018.

(Formato PDF)

Autoras: Ana Cristina de Carvalho e Edicléa Mascarenhas Fernandes.

O presente guia foi produzido sob orientação da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes e preparado com base no relatório publicado pela European Agency for Development in Special Needs Education e discussões feitas na dissertação de Mestrado, Plano Individual de Transição para Vida Adulta para Pessoas com Deficiência Intelectual.

Guia para educadores.jpg

ADAPTAÇÃO E TRANSCRIÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS - UM GUIA PARA EDUCADORES

Desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF - 2019.

(Formato PDF)

Autoras: Ana Claudia Nunes Pontes e Edicléa Mascarenhas Fernandes.

Este guia foi produzido sob orientação da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes e apresentado como produto final da pesquisa "Adaptação e transcrição de recursos didáticos para alunos com deficiência visual: um guia para educadores". 

PROTOCOLO FIBROSE CÍSTICA.jpg

Protocolo Psicopedagógico de Atendimento a Alunos com Fibrose Cística

Desenvolvido no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF - 2020.

(Formato PDF)

Autoras: Aleksandra Sales e Edicléa Mascarenhas Fernandes.

Este protocolo foi produzido sob orientação da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes e apresentado como produto final no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF.

Capa do livro PME

Planos Municipais de Educação do Rio de Janeiro: análise comparativa da meta IV do plano nacional de educação / Edicléa Mascarenhas Fernandes; Cristina Maria   Carvalho Delou (Orgs.). Rio de Janeiro: Hypatia, 2021. Vol. 1

(Formato PDF)

Organizadoras: Edicléa Mascarenhas Fernandes e Cristina Delou.

O estudo coordenado pela Doutoras Edicléa Mascarenhas Fernandes e Cristina Maria Delou vincula-se aos seus grupos de pesquisa do diretório do CNPQ, e resultado da disciplina Bases Legais, Políticas, Técnica de Ensino e Sociais da Diversidade e Inclusão oferecida aos cursos de Pós Graduação Mestrado em Diversidade e Inclusão e Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e à disciplina Práticas Docentes com ênfase na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, oferecida no Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/ Fiocruz).

CAPA1.jpeg

11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 1º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar – GIEI

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Liliana Angel Vargas e Sandra Regina Barbosa (Orgs.). 1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2022.

(Formato PDF)

Organizadoras: Edicléa Mascarenhas Fernandes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Liliana Angel Vargas e Sandra Regina Barbosa. 

Anais 11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 1º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar – GIEI: “Campo interdisciplinar do atendimento educacional em classe hospitalar e domiciliar: políticas, formação e práticas” de 15 a 17 de outubro 2021.

CAPA1.jpeg

11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 1º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar – GIEI

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Liliana Angel Vargas e Sandra Regina Barbosa (Orgs.). 1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2022.

(Formato EPUB, que será automaticamente baixado para seu dispositivo...)

Organizadoras: Edicléa Mascarenhas Fernandes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Liliana Angel Vargas e Sandra Regina Barbosa. 

Anais 11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 1º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar – GIEI: “Campo interdisciplinar do atendimento educacional em classe hospitalar e domiciliar: políticas, formação e práticas” de 15 a 17 de outubro 2021.

Capa ebook Educacao precoce.jpg

Introdução à Educação Precoce:  Alunos com Síndrome Congênita do Zika Vírus, outras STORCHs e alterações do desenvolvimento.

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Ferreira Orrico, Sandra Regina Barbosa, Luiz Antonio Souza de Araujo e Flavia Varriol de Freitas (Orgs.). 1a. Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2020.

(Formato PDF)

Organizadores: Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Ferreira Orrico, Sandra Regina Barbosa, Luiz Antonio Souza de Araujo e Flavia Varriol de Freitas.

Este livro contém vários artigos que foram elaborados por equipes de profissionais da Educação dos Municípios do Estado de Rio de Janeiro, que participaram do Curso de Extensão, na sua primeira edição, em 2019.

Capa Livro v2 - final.png

Planos municipais de educação do Rio de Janeiro: análise comparativa da meta IV do Plano Nacional de Educação / Edicléa Mascarenhas Fernandes; Cristina Maria Carvalho Delou (Org.). 2. ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2023. Vol. 2

(Formato PDF)

Organizadoras: Edicléa Mascarenhas Fernandes e Cristina Delou.

A metodologia da pesquisa desenvolvida no estudo, que originou o presente livro, foi implantada e coordenada pelas organizadoras da obra, Doutora Edicléa Mascarenhas e Doutora Cristina Delou, na disciplina Bases Legais oferecida nos cursos de Mestrado em Diversidade e Inclusão / CMPDI e do Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão do PGCTIN/UFF.

capa-katia-ebook.jpg

Práticas Pedagógicas na Educação Especial: Um Suporte para a Promoção do Acesso, Permanência e Êxito

1a Ed. Rio de Janeiro: Hypatia, 2021.

(Formato PDF)

Autoras: Kátia Arruda Dias, Edicléa Mascarenhas Fernandes e Patricia Teles Alvaro Salgado.

Este livro foi organizado a partir de estudos e discussões realizados no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense(CMPDI/UFF), sob orientação da Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes e coorientação da Profa. Dr.a Patricia Teles Alvaro Salgado.

bottom of page